Dando continuidade à programação do “Maio Laranja”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 16/5, uma caminhada de sensibilização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi organizada de forma conjunta pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Japiim e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Sul.
Realizada de maneira integrada com os usuários atendidos pelos dois equipamentos, a iniciativa teve como objetivo despertar a atenção das famílias para a responsabilidade coletiva na proteção de crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência. Além disso, a atividade faz alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória do caso da menina Araceli Crespo.
A coordenadora do Creas, Renata Souza, explicou que a mobilização visa contribuir para a redução dos casos acompanhados pela rede de proteção, fortalecendo o direito à infância e à juventude.
“Nosso objetivo é sensibilizar, tanto a comunidade quanto os usuários do Creas sobre a gravidade da exploração sexual infantil. A intenção não é apenas combater, mas também prevenir e diminuir a incidência desses casos, que infelizmente ainda fazem parte da realidade de muitas crianças. É fundamental garantir que a infância e a juventude não sejam interrompidas por essas violações”, ressaltou Renata.
Segundo a coordenadora do Cras, Gilcilene Santana, o trabalho desenvolvido pelo equipamento tem caráter preventivo, e as ações educativas são essenciais para a conscientização da população.
“O Cras atua na prevenção e promover iniciativas como essa é indispensável para alertar a comunidade sobre a importância da campanha. Infelizmente, os dados mostram que a maioria dos casos ocorre dentro do ambiente familiar, tendo como agressores, na maioria das vezes, pessoas próximas às vítimas”, destacou a coordenadora.
A dona de casa Edileusa Péres, de 64 anos, frisou a relevância da ação para o bairro, ressaltando que atividades como essa ajudam a despertar a atenção da população sobre os cuidados com crianças e adolescentes.
“Isso é muito importante para a comunidade. Todos os anos participamos, porque sabemos o quanto a prevenção é necessária. Essas ações nos alertam e nos fazem enxergar melhor os cuidados que devemos ter com nossas crianças e adolescentes. Agradeço a todos os envolvidos na organização deste evento de conscientização”, concluiu.
Fonte: Semasc
Foto: Diego Lima