Cidades

Aproximadamente 36 mil estudantes da Prefeitura de Manaus participam do 4º simulado do programa ‘Educa+ Manaus’

Com a participação de quase 36 mil estudantes dos 5º e 9º anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 21/5, a 4ª edição do simulado do programa “Educa+ Manaus”, voltado à preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2025. A ação foi aplicada em 1.237 turmas de 360 unidades de ensino, abrangendo todas as zonas da cidade.

O simulado acontece na rede municipal de ensino desde 2023 como parte das ações do programa “Educa+ Manaus”, sendo uma estratégia fundamental que contribuiu para que a capital amazonense alcançasse a 5ª colocação entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, a iniciativa tem como objetivo possibilitar o acompanhamento detalhado do desempenho de cada escola, identificando os descritores com maior ou menor índice de acertos, para subsidiar a construção de estratégias pedagógicas mais eficazes.

“Para nós, é uma honra executar essas ações e monitorá-las diariamente. Tenho certeza de que, assim como a Semed foi destaque em 2023, na gestão do prefeito David Almeida, com o maior crescimento entre as capitais, buscamos agora manter esse ritmo e alcançar o melhor resultado da nossa história”, afirmou o secretário.

Uma das escolas participantes foi a escola municipal Francisco Maia, localizada no bairro João Paulo 2, com mais de 130 estudantes. O professor do 5º ano, Julien Lopes, que atua há sete anos na unidade, destaca que o programa “Educa+ Manaus” tem sido um grande reforço no trabalho pedagógico em 2025 e que outras estratégias também vêm sendo adotadas pela escola.

“Aqui seguimos a sequência didática, que tem nos ajudado bastante em sala de aula. Participamos de formações que fortalecem nosso trabalho. Para motivar os alunos, homenageamos os cinco estudantes com as melhores notas em cada simulado, entregando um bottom e um certificado. A meta é que, até o final de outubro, todos os alunos tenham recebido essa homenagem”, explicou o professor.

O empenho da escola refletiu no desempenho de Halbert Cauan, aluno participante, que avaliou a prova como de nível médio. “A preparação foi boa. Agradeço muito à professora e a todos que me ajudaram. O simulado estava mediano, com algumas questões difíceis que a professora explicou, mas no geral ocorreu tudo bem”, comentou o estudante.

Prova
Para que o simulado chegasse às 360 unidades de ensino, as provas passaram por um rigoroso processo de validação. Segundo o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Leandro Anjos, as questões são previamente analisadas, conforme os parâmetros estabelecidos pela Semed, garantindo coerência com os descritores do Saeb.
“A DAM valida o simulado verificando se a métrica foi cumprida e se os descritores previstos estão, de fato, contemplados. Após a diagramação, o material é encaminhado para a gráfica, que realiza a impressão e distribuição para as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs). Na véspera da aplicação, os gestores escolares retiram as provas, que são embaladas, lacradas e etiquetadas com o nome da turma e da escola”, explicou Leandro.

Fonte: Semed

Foto: Mario Oliveira

Notícias Relacionadas